O Rosário é uma devoção popular entre os católicos, mas às vezes seu principal objetivo é esquecido.

Falando de história, lembremos que as contas do Rosário eram usadas pelos leigos para acompanhar o número de orações que recitavam. Esta é a explicação natural por trás do propósito do Rosário, mas também há uma resposta sobrenatural.

São João Paulo II foi um fervoroso promotor do Rosário e em sua encíclica Rosarium Virginis Mariae. resumiu o objetivo principal dessa oração:

“O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio. Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor.

O Padre John Procter, em seu livro The Rosary Guide for Priests and People (“O Guia do Rosário para Sacerdotes e Leigos”, discorre sobre o objetivo do Rosário: aproximar as almas de Jesus Cristo. Diz ele:

“‘Pregue o Evangelho a toda criatura viva’, foi a recomendação do Divino Mestre; pela oração do Rosário, o ministro leva à letra a palavra de Seu Mestre. Pois quais são os mistérios do Rosário senão um epítome do Evangelho? Quais são os quinze capítulos que resumem a história, a vida, os ensinamentos de Jesus Cristo?… Estes são os mistérios que estão incluídos na devoção do Rosário. Nós os chamamos de ‘Mistérios do Evangelho’, e dissemos que eles pregam Jesus Cristo, Sua Encarnação, Sua Vida, Sua Redenção e Seus triunfos para o mundo.”

Esse propósito do Rosáriuo é cumprido pela meditação nos mistérios, enquanto o devoto recita as orações e continua contando as contas. A oração pode levar a uma profunda experiência da meditação cristã, aprofundando o conhecimento e o amor de Jesus Cristo.

Fonte(s): Philip Kosloski | Aleteia